You are currently viewing Bienal de Arte Digital exibe a obra ‘Canticum Digitale’, que revisita a sinfonia Canticum Naturale, de Edino Krieger

Bienal de Arte Digital exibe a obra ‘Canticum Digitale’, que revisita a sinfonia Canticum Naturale, de Edino Krieger

VISUAL MUSIC FOI APRESENTADA NA EXPO DUBAI, ENCERRADA EM MARÇO ÚLTIMO, E AGORA CHEGA AO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA BIENAL DE ARTE DIGITAL

NO Oi FUTURO SINFONIA É EXECUTADA PELA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, SOB A REGÊNCIA DE NEIL THOMSON

Depois de passar pelo Pavilhão Brasil na Expo Dubai, encerrada em março último, Canticum Digitale estreia no país na Bienal de Arte Digital que ocupa o Oi Futuro, no Flamengo, até 22 de janeiro. A obra, uma peça audiovisual de arte digital (visual music) revisita a composição sinfônica Canticum Naturale, de Edino Krieger, falecido na última terça-feira, 6.

Canticum Digitale revê a composição Canticum Naturale, do maestro Edino Krieger, cinquenta anos depois de sua criação, em 1972, ao transpor em imagens sua harmonia, ritmo e melodia. Enquanto a obra sinfônica é executada pela Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a regência de Neil Thomson, com a participação da soprano Flávia Fernandes como solista, uma floresta em diálogo com a exuberante fauna e um rio em sua inquietação rumo ao mar são mostradas na tela.

A gravação foi realizada exclusivamente para a peça audiovisual de arte digital. O “Diálogo dos Pássaros” e o “Monólogo das Águas” – as duas partes que compõem “Canticum Naturale” -, são traduzidos em seres abstratos que vivem numa floresta fictícia e surreal, com elementos realistas e abstratos. É um dia na floresta de Edino Krieger, soturna, enigmática, que amanhece abundante, viva e com seu rio exuberante. Canticum Digitale é uma obra imersiva e sinestésica, na qual estímulos sonoros e visuais se fundem de maneira harmônica a fim de criar uma experiência audiovisual única ao espectador.

Curador da Bienal de Arte Digital e diretor artístico de Canticum Digitale, Tadeus Mucelli relembra as impressões  de Edino em janeiro deste ano: “Tivemos a honra de executar e revisitar a obra de Edino com uma homenagem ainda em vida. Edino disse em particular que a execução pela orquestra filarmônica de Goiás teria sido a mais bela até então. Agora através desse trabalho audiovisual em arte digital temos eternizado sua floresta brasileira “.

Ficha Técnica:
Curadoria: Bienal de Arte Digital
Música: “Canticum Naturale”, de Edino Krieger
Intérpretes: Flávia Fernandes (soprano), Orquestra Filarmônica de Goiás, Neil Thomson (regente)
Editora: Academia Brasileira de Música
Engenheiro de som, produção de gravação e edição: Ulrich Schneider
Direção Artística: Tadeus Mucelli
Direção de Fotografia: Alexandre Baxter, Bruno Magalhães, Nitro Histórias Visuais
Direção de Arte Digital: Henrique Roscoe
Diretor Executivo: Sergio Pereira
Conceito: Conteúdo Arte e Tecnologia
Apoio institucional: APEX Brasil
Ministério das Relações Exteriores
Patrocínio: NAXOS