SOBRE A BIENAL
About Bienal
Sobre a Bienal
Realizada em 2018 no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, a Bienal de Arte Digital foi promovida pelo FAD, com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. A programação contou com artistas do Brasil, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Reino Unido, apresentando exposições, performances e simpósios com o tema “Linguagens Híbridas”.
A proposta da Bienal é se tornar uma agenda nacional de arte digital e mostrar a cada dois anos, obras e exposições que reflitam temas sociais importantes, evidenciando que a arte possibilita à tecnologia exibir suas experiências sociais.
A Bienal de Arte Digital retorna em 2022 para sua segunda edição. Sucesso de público com cerca de 70 mil visitantes no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, desta vez ocorrerá apenas na capital carioca entre 5 de novembro de 2022 e 22 de janeiro de 2023, no Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo. O patrocínio é da Oi Futuro e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC- RJ)
Se tratamos das “Linguagens Híbridas” como a impossível separação entre arte, ciência e tecnologia, produtoras de ferramentas capazes de fabricar novas realidades, novas experiências de vida. Em Condições de Existência, buscamos compreender, pensar e propor as formas de coexistência.
Como coexistir, “viver” e “ser “ na dimensão de um mundo biotecnológico e pós-digital?
O questionamento é abrangente quando se dá conta de que a existência se dá sob perspectivas distintas e múltiplas. Os olhares sobre o “como existir” e suas “condições” são de uma forma um infinito exercício da própria maneira de perceber e viver o mundo. Um olhar em direção a coexistência.
About Bienal
Held in 2018, in Rio de Janeiro and Belo Horizonte, the Biennial of Digital Art was promoted by FAD, with sponsorship from Oi and cultural support from Oi Futuro. The program featured artists from Brazil, Chile, China, Spain, the United States, Italy, Mexico, and the United Kingdom, presenting exhibitions, performances, and symposia with the theme “Hybrid Languages.”
The Biennial’s purpose is to become a national digital art agenda and to show, every two years, works and exhibitions that reflect important social issues, highlighting that art enables technology to display its social experiences.
The Biennial of Digital Art returns in 2022 for its second edition. A success with about 70,000 visitors in Rio de Janeiro and Belo Horizonte, this time it will take place only in the city of Rio de Janeiro between November 5, 2022, and January 22, 2023, at Centro Cultural Oi Futuro, in Flamengo. The event is sponsored by Oi Futuro and the Department of Culture and Creative Economy (SECEC- RJ).
If we treat “Hybrid Languages” as the impossible separation between art, science, and technology, producers of tools, capable of fabricating new realities, and new experiences of life, in Conditions of Existence, we seek to understand, think and propose ways of coexistence.
How to coexist, “live” and “be” in the dimension of a biotechnological and post-digital world?
The questioning is comprehensive when one realizes that existence takes place from different and multiple perspectives. The perspectives on the “how to exist” and its “conditions” are, in a way, an infinite exercise of the very way of perceiving and living the world. A look toward coexistence.
CONCEITO
Concept
Condições de Existência
por Tadeus Mucelli
Em 2018, realizamos a 1ª edição da Bienal de Arte Digital, quando levamos às cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte trabalhos artísticos, reflexões e modos de fazer para uma audiência de mais de 70 mil pessoas sob o tema Linguagens Híbridas.
Naquele momento, ao iniciarmos o desenvolvimento de uma Bienal com foco em arte, ciência e tecnologia, sob o adjetivo “Digital”, tentamos elucidar que estávamos em um campo de produção e conhecimento que se misturavam sem a necessidade de fronteiras, por meio de uma sociedade cada vez mais pós-digital.
Temas como o meio ambiente, que percebemos, vivemos e o alteramos por meio de biotecnologias e de tecnologias digitais, ciência e arte em contexto biocíbrido habitaram nossa galeria expositiva, seminário, oficinas e apresentações artísticas.
Também foram tratadas outras diversas agendas, dentre elas economia, política, relações sociais e tecnologias. Ao final do evento, lançamos o tema Condições de Existência em referência a edição posterior (2022).
Em um hiato forçado por conta dos acontecimentos globais devido à pandemia de covid, surgiram muitos novos arranjos nas nossas vidas e nas sociedades, envolvendo todas as esferas possíveis de nosso cotidiano “viver”.
Como se fosse um acaso, o tema anteriormente escolhido ao final daquele ano, Condições de Existência, parecia ter sido uma espécie de antevisão do que o mundo estava prestes a experimentar enquanto condição social, política e econômica. Mas, retirado o “acaso”, realmente não havia nenhuma predição do que estava por vir, ainda que soubéssemos dos riscos enunciados por especialistas de diversas áreas sobre o mundo que habitamos.
Condições de Existência trata, na verdade, de uma continuação de pensamento, de uma escrita coletiva e propositiva, na qual convidamos artistas, cientistas, pensadores, criativos de diversas áreas, a compilar um extrato temporal de quais são as nossas condições de existir no mundo.
Uma bienal é como um livro que, através de capítulos, tentamos dar voz a narrativas e visões, formas de “ser” e “ver” no mundo com as coisas sencientes. E quando dizemos “coisas” estamos incluindo uma ontologia digital (da vida) em interseção ou sobreposição a ontologia humana de estar no mundo, Onde formas, processos e modos de existir estão em convivência quase que onipresentemente com o que entendemos por senciente, numa aproximação além de biorgânica e biotecnológica. Um olhar mais holístico que considera as terceiras partes (algoritmos, computação inteligente, formas digitais de “vida”) muito presentes em nosso cotidiano.
Se tratamos das Linguagens Híbridas como a impossível separação entre arte, ciência e tecnologia, produtoras de ferramentas capazes de fabricar novas realidades, novas experiências de vida, em Condições de Existência buscamos compreender, pensar e propor as formas de coexistência. Como coexistir, “viver”, “ser” na dimensão de um mundo biotecnológico e pós-digital?
O questionamento é abrangente quando se dá conta de que a existência se dá sob perspectivas distintas e múltiplas. Os olhares sobre o “como existir” e suas “condições” são de uma forma um infinito exercício da própria maneira de perceber e viver o mundo.
Existir, coexistir. Condições de existência.
Quais são as formas de existência possíveis em nosso presente?
Quais as condições humanas frente ao mundo técnico e digital?
O quão estamos inseridos para uma ontologia digital da vida que redireciona o sentido humano de ser e viver?
No avanço das sociedades biotecnológicas e digitais onde coexistimos?
Arte, ciência e tecnologia são campos ricos do conhecimento e da produção humana. Sobretudo, são lugares de nossa existência e produzem formas e sentidos de viver. Somos imensamente diversos, se considerarmos que as condições de existência se escaldam desde a geografia, política, economia, culturas, costumes e mentalidades. Mas na aproximação de um um mundo habitado por dados, informação, inteligência artificial, máquinas inteligentes e relações biocíbridas estamos em uma rede muito mais complexa do “estar no mundo”. As humanidades digitais, como campo de estudo, vêm tentando mitigar os efeitos disso e potencializar nossa forma de lidar com formas de existir e operar no digital, por exemplo.
Em sua segunda edição, a Bienal de Arte Digital busca proposições para as adversidades mas também em meio as potencialidades das condições de existir, trabalhos artísticos-científicos com o uso de tecnologias digitais nas mais diversas formas de expressão como discursos, textos, imagens, formas audiovisuais, virtuais, além de fazeres diversos, que possam integrar um capítulo importante de nossa produção artística, intelectual, social e política nesse momento.
Conditions of Existence
by Tadeus Mucelli
In 2018, we held the 1st edition of the Biennial of Digital Art, where we took artwork, reflections, and ways of doing to an audience of over 70,000 people in Rio de Janeiro and Belo Horizonte, under the theme Hybrid Languages.
At that time, when we started developing a Biennial focused on art, science, and technology, under the adjective “Digital”, we tried to elucidate that we were in a field of production and knowledge that blended together without the need for borders, through an increasingly post-digital society.
Themes like the environment, which we perceive, live and change through biotechnologies and digital technologies, science, and art in a biocybrid context inhabited our exhibition gallery, seminar, workshops, and artistic presentations. Other diverse agendas were also addressed, among them economics, politics, social relations, and technologies. At the end of the event, we introduced the theme Conditions of Existence in reference to the next edition (2022).
In a forced hiatus from global events due to the covid pandemic, many new arrangements have emerged in our lives and societies, involving all possible spheres of our daily “living”.
As if by chance, the theme previously chosen at the end of that year, Conditions of Existence, seemed to have been a kind of preview of what the world was about to experience as a social, political, and economic condition. But, after removing the “by chance”, there really was no prediction of what was to come, even though we knew of the risks enunciated by experts in various fields about the world we inhabit.
Conditions of Existence is, in fact, a continuation of thought, a collective and propositional writing, in which we invite artists, scientists, thinkers, and creatives from various fields, to compile a temporal extract of what our conditions of existing in the world are.
A biennial is like a book that, through chapters, we try to give voice to narratives and visions, ways of “being” and “seeing” in the world with sentient things. And when we say “things” we are including a digital ontology (of life) in an intersection or overlapping with the human ontology of being in the world, where forms, processes, and ways of existing are in almost omnipresent coexistence with what we understand as sentient, in an approach beyond bioorganic and biotechnological. A more holistic look that considers the third parts (algorithms, intelligent computing, digital forms of “life”) very much present in our daily lives.
If we treat Hybrid Languages as the impossible separation between art, science, and technology, producers of tools capable of fabricating new realities, and new life experiences, in Conditions of Existence we seek to understand, think and propose the ways of coexistence. How to coexist, “live”, “be” in the dimension of a biotechnological and post-digital world?
The questioning is comprehensive when one realizes that existence takes place from different and multiple perspectives. The perspectives on the “how to exist” and its “conditions” are, in a way, an infinite exercise of the very way of perceiving and living the world.
Existence, coexistence. Conditions of existence.
What forms of existence are possible in our present?
What are the human conditions in the face of the technical and digital world?
How are we inserted into a digital ontology of life that redirects the human sense of being and living?
In the advance of biotechnological and digital societies, where do we coexist?
Art, science, and technology are rich fields of knowledge and human production. Above all, they are places of our existence and produce forms and senses of living. We are immensely diverse if we consider that the conditions of existence are scaled from geography, politics, economy, cultures, customs, and mentalities. But in the approach of a world inhabited by data, information, artificial intelligence, intelligent machines, and biocybrid relations we are in a much more complex web of “being-in-the-world”. The digital humanities, as a field of study, has been trying to mitigate the effects of this and enhance our way of dealing with ways of existing and operating in the digital, for example.
In its second edition, the Biennial of Digital Art seeks propositions for the adversities but also, in the midst of the potentialities of the conditions of existence, artistic-scientific works with the use of digital technologies in the most diverse forms of expression such as speeches, texts, images, audiovisual and virtual forms, as well as diverse doings, that can be integrated into an important chapter of our artistic, intellectual, social, and political production at this moment.
EDITAL
Call
CHAMADA PÚBLICA UNIFICADA DE SELEÇÃO DE TRABALHOS
EDIÇÃO BIENAL DE ARTE DIGITAL 2022
RIO DE JANEIRO (BRASIL)
Anúncio: A Bienal retorna em 2022 para a realização de sua segunda edição. Excepcionalmente, seu formato sofreu alterações, devido ao adiamento causado pela paralisação do setor cultural, durante a pandemia em 2020.Com a possibilidade de realização em formato híbrido, presencial e digital, a Bienal irá priorizar modelos mais sustentáveis nesta edição. O destaque será o formato digital através do audiovisual, por meio de telas, ecrãs, aplicações em realidade aumentada, realidade virtual, metaversos, além de eventos e ações em modelos exclusivamente virtuais. |
1 – DO EDITAL
1.1 O Festival de Arte Digital, projeto promovedor da Bienal de Arte Digital, por meio do seu representante legal, Conteúdo Arte & Tecnologia EIRELI – ME, inscrita no CNPJ sob o número 04.247.611/0001-90, com sede em Belo Horizonte/MG, e sua coordenação denominada Comissão Organizadora, responsável pela gestão e produção de todas as etapas da edição Bienal de Arte Digital 2022, tornam pública a todos os interessados, a abertura de inscrições para o Processo de Seleção, estabelecendo os prazos e condições para participação expostos neste Edital.
1.2 A Bienal de Arte Digital ocorrerá de 05 novembro de 2022 a 21 de janeiro de 2023 na cidade do Rio de Janeiro (RJ/ Brasil). Exposição, Performances, Simpósio e Oficinas são atividades que compõem a sua programação.
2 – DO TEMA
2.1. A temática escolhida para a edição de 2022 é CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA. O texto conceitual está disponível em www.bienalartedigital.com
3 – DO OBJETIVO E ETAPAS
3.1. Objetivo Principal
3.1.1. Selecionar, através desse processo, obras e trabalhos intelectuais, apresentações, manifestações artísticas, conceituais e desenvolvimentos profissionais, de modo a incentivar a participação de pessoas, projetos, coletivos e grupos, na programação da edição Bienal de Arte Digital no ano de 2022, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro (RJ/Brasil).
3.2. Objetivos Conceituais
3.2.1. São objetivos conceituais deste processo seletivo:
a) democratizar e ampliar o acesso à produção digital;
b) refletir sobre a produção criativa, artística e intelectual na atualidade por meio do Digital;
c) realizar uma programação artística e cultural na cidade do Rio de Janeiro (RJ/Brasil) capaz de veicular o que vem sendo realizado no Brasil e no mundo, por jovens criadores, artistas, makers, estudantes e profissionais de diversas áreas e campos afins;
d) colaborar com a consolidação destas trajetórias individuais e coletivas;
e) refletir, criar, apoiar a difusão da cultura digital através de processos artísticos, criativos e inovadores, para um público amplo;
f) propor uma agenda à cultura e às artes tecnológicas através do evento e;
g) estabelecer e estreitar a relação entre produtores, artistas, criadores e produtores nacionais e internacionais e mediar a relação com o público.
3.3. Etapas do Processo Seletivo:
3.3.1. O processo de seleção previsto neste Edital se divide nas 5 (cinco) etapas a seguir:
ETAPA | PERÍODO |
Inscrição | 19 de setembro a 12 outubro 2022 |
Homologação dos projetos inscritos | 14 de outubro de 2022 |
Análise e Julgamento | 15 a 17 de outubro de 2022 |
Divulgação dos projetos selecionados | 24 de outubro de 2022 |
Assinatura do Contrato | de 25 a 29 de outubro de 2022 |
4 – DA INSCRIÇÃO
4.1. Podem inscrever-se nesse edital, gratuitamente, artistas, criadores, produtores, profissionais de diversas áreas e intelectuais brasileiros e estrangeiros, em mais de uma área, na forma de inscrições individuais ou coletivas (estas representadas por um único integrante), desde que atendam às condições previstas neste documento, quais sejam:
4.2. As inscrições serão feitas por meio do formulário digital disponível no endereço eletrônico www.bienalartedigital.com. Na etapa de inscrição não serão aceitas em nenhuma hipótese, pretexto ou justificativa, inscrições impressas, por e-mail ou qualquer outra forma diversa do formulário previsto no presente item do Edital.
4.3. Realizar o preenchimento completo do formulário de inscrição. Formulários incompletos não serão validados.
4.4. Ao fazer sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá responsabilizar-se para que o material, obrigatório ou complementar, tenha uma qualidade satisfatória para a compreensão das propostas de trabalho por parte da curadoria. Cabe exclusivamente à Comissão Organizadora julgar a qualidade dos materiais encaminhados.
4.5. Postar o material de apoio/complementar em sites ou plataformas de imagem, vídeos e etc, na forma de links compartilháveis para download que não expirem e sejam de acesso aberto a essa comissão (google drive, dropbox, onedrive entre outros)
4.6. Menores de dezoito anos não poderão se inscrever neste edital.
4.7. Não poderão se inscrever neste Edital artistas, criadores, produtores e profissionais que sejam funcionários das empresas patrocinadoras ou de qualquer uma das empresas que fazem parte da Comissão Organizadora. Caso seja constatada tal irregularidade, mesmo que selecionado, os artistas, criadores e produtores podem ser excluídos.
5 – DO PRAZO DE INSCRIÇÃO
5.1. O Edital da Edição Bienal de Arte Digital está aberto para inscrição de trabalhos entre os dias 19 de setembro e 10 de outubro de 2022, impreterivelmente, observando-se as seguintes questões:
5.2. O prazo para inscrições não será prorrogado sob nenhuma hipótese.
5.3. Serão permitidas apenas as inscrições efetuadas até às 23h59 do dia 10 de outubro de 2022 (Horário: -03:00 GMT/Brasil).
6 – DAS ÁREAS
6.1. Os trabalhos inscritos devem ser de cunho cultural, artístico (exposição e performances) e/ou intelectual-conceitual, pesquisa, inovação e desenvolvimento (para fins do Simpósio Internacional e Oficinas).
6.2. A Bienal recebe inscrições de trabalhos que contemplem áreas artísticas e científicas, desde que atuem dentro do segmento de novas mídias e tenham como resultado arte e cultura em transversalidade com outros campos e ciências. Portanto, artistas, criadores, profissionais, produtores e grupos culturais podem enviar trabalhos, desde que estejam em consonância com as características de cada área de atuação deste edital, quais sejam:
6.2.1. Performances (Apresentações/Shows/Performances Audiovisuais)
Consideram-se performances audiovisuais os projetos dedicados à apresentação artística autoral. Esses trabalhos podem ser apresentados por artistas, criadores e produtores em formato individual, duplas, grupos e coletivos.
Expressões e Formatos: Video Mapping, Visual Music, Performance de Dança, Machine Performance, Vjing, Poéticas Visuais, entre outros.
Tipologia: Trabalhos com exibição virtual (online, metaversos, realidade aumentada), em formato híbrido (presencial e/ou digital)
Locais onde serão realizadas:
Rio de Janeiro: Auditório/Teatro Oi Futuro Flamengo
Importante: Não serão aceitos para essa categoria trabalhos não autorais e que não possuam os conceitos elencados. Os trabalhos devem ter como resultado final um tema audiovisual desenvolvido conjuntamente.
6.2.2. Galeria (Exposição – Instalações Artísticas/Conceituais com base tecnológica)
Serão consideradas instalações audiovisuais de arte tecnológica, que explorem um conteúdo conceitual, criativo e artístico (digital, analógica ou híbrida) propondo a interação entre espectador/usuário (público). O uso de ferramentas, dispositivos e tecnologia, bem como o tema, são livres*.
Expressões e Formatos: Arte Digital, Arte Sonora, VideoArt, Instalações Imersivas, Instalações Interativas, Data Visualization, VideoDoc, Realidades diversas, entre outras.
Tipologia: Trabalhos com exibição virtual (online, metaversos, realidade aumentada), em formato híbrido (presencial e/ou digital)
Locais onde serão realizadas:
Rio de Janeiro: Galerias 1, 2 e 3 do Oi Futuro Flamengo
Importante: * Na edição de 2022, serão preferencialmente acolhidos para a seleção, trabalhos que acompanhem a temática norteadora Condições de Existência, e que se apresentem prioritariamente em formato DIGITAL, (vídeo projeção, audiovisual através de telas e ecrãs, realidade virtual, realidade aumentada entre outros).
6.2.3. IPI – Intervenções Públicas Interativas (Exibições/Performance/Ocupações/”Site-Specific”)
Serão consideradas intervenções públicas interativas, propostas de trabalhos com base tecnológica, que a partir de um conteúdo conceitual/criativo, atravessem, ocupem, utilizem e permaneçam nos espaços urbanos (fachadas, empenas, jardins, mobiliário urbano) propondo, ou não, a interação do espectador/usuário (público)
Expressões e Formatos: GameArt Pública, GeoData, RA (realidade aumentada), MobileArt, entre outras.
Importante: * Na edição de 2022, serão preferencialmente acolhidos para a seleção trabalhos que acompanhem a temática norteadora Condições de Existência, e que se apresentem prioritariamente em formato DIGITAL, (uso de celulares, telas e ecrãs, ou realidade aumentada).
Locais onde serão realizadas:
Rio de Janeiro: Átrio/Pátio externo do Oi Futuro Flamengo
6.2.4. Laboratório (Oficinas, workshops)
Serão consideradas as propostas de oficinas e workshops de pequena duração (até 4hs) com temática livre*. O objetivo deste programa é abordar o desenvolvimento e/ou treinamento para utilização de novas ferramentas computacionais, de programação, áudio, vídeo, criação de trabalhos de interação como software livres, entre outros, para uso profissional ou não. Bem como os processos de gestão e inovação no uso de novas ferramentas criativas (apps e api). São bem-vindas as atividades com foco no público infantil e grupos especiais.
Formatos: Programação, Linguagem, Escrita Digital, Processos Comunicacionais, Interfaces, Gestão de Dados, Crítica e Pensamento, Eletrônica, Robótica, etc
Público:
LAB Público Amplo – Jovens e Adultos de 16 a 60+ anos
LAB para Crianças: De 8 a 12 anos
LAB PRO: Profissionais (Universidade e atuantes de inovação tecnológica)
Tipologia: Formações Virtuais, formações em formato híbrido (presencial e digital)
Locais onde serão realizadas:
Rio de Janeiro: LABsônica – Oi Futuro
serão preferencialmente acolhidos para a seleção trabalhos que acompanhem a temática norteadora Condições de Existência, e que se apresentem prioritariamente em formato DIGITAL, permitindo ampla participação através de aula no estilo EAD, ZOOM meets, e Sprints Criativos de curta duração em formato virtual.
6.2.5. FAD Simpósio Internacional (Palestras/Painéis e Ensaios)
Serão consideradas as propostas para palestras, painéis, apresentação de estudos, ensaios científicos e conceituais, resultados de pesquisas podendo ser do aspecto teórico de práticas técnicas. Obrigatoriamente acompanha o tema central e se estende a multiárea; Condições de Existência.*
Eixos: Estudos Cognitivos, Recepção, Transumano, Comunicacionais, Estética e Estado da Arte, Crítica da Sociedade, Estudos Informacionais, Computacionais, Patrimônio, Humanidades Digitais, etc
Tipologia: Seminário em formato híbrido (presencial e digital) serão acolhidos
Locais onde serão realizadas:
Rio de Janeiro: Teatro Oi Futuro Flamengo
Importante: *Serão acolhidas as propostas da temática norteadora Condições de Existência, em formato virtual ou presencial.
7 – DA SELEÇÃO
7.1. ETAPA 1 – Pré-Seleção
7.1.1. Durante a fase de Pré-Seleção a Comissão Organizadora fará contatos com os inscritos por email para obter detalhes dos projetos, a fim de avaliar seu desenvolvimento, bem como a viabilidade orçamentária e operacional. Não haverá a publicação do resultado no site ou nos meios de comunicação nesta fase.
7.1.2. Serão realizados através da comissão organizadora estudos de viabilidade das propostas enviadas. A comunicação será diretamente com os pré-selecionados. Os estudos de viabilidade considerarão os seguintes aspectos:
a) conceito;
b) aproximação da temática Condições de Existência;
c) viabilidade orçamentária e operacional;
d) adequação ou proposição ao formato digital;
7.1.3. No ato da inscrição, o artista, criador e/ou produtor deve observar as imagens, mapas e riders técnicos dos locais disponibilizados neste edital. Compreender, entender e aceitar que a obra deverá estar dentro das condições nestes ambientes. Excepcionalmente em 2022, terão preferência os trabalhos desenvolvidos para exibição em mídias digitais (projeção audiovisual, telas e ecrãs digitais e demais dispositivos).
7.1.4. Para obras inéditas que envolvam além das mídias digitais, o critério é o mesmo. A montagem da obra deverá seguir os critérios técnicos solicitados na inscrição. Qualquer custo extra necessário à montagem deverá ser de responsabilidade do selecionado.
7.1.5. A escolha das obras é feita por meio da análise conceitual somada aos fatores de logística de transporte, custo, rider técnico proposto no ato da inscrição, materiais usados e disponibilidade de datas.
Critérios de seleção: (Uso exclusivo da comissão de seleção)
Critérios de Análise e Julgamento | Peso | |
A | Conceito | 2 |
B | Aproximação da temática Condições de Existência | 2 |
C | Adequação ou proposição ao formato digital | 1 |
D | Viabilidade orçamentária e operacional | 1 |
7.1.6. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer custo extra, provindo de alteração no rider técnico, que o torne diferente do enviado no ato de inscrição; (a não ser em casos excepcionais).
7.2. ETAPA FINAL – Selecionados
Nesta etapa serão selecionados os projetos e propostas que vão integrar a programação da Bienal de Arte Digital. Após os estudos de viabilidade da ETAPA 1, os projetos e propostas com seus representantes inscritos passam pela fase de homologação de participação, que envolve documentação, registros, termos de anuência, autorizações entre outras ações. Somente após esta etapa é que haverá o anúncio público dos selecionados que vão compor a programação*
O anúncio dos selecionados ocorrerá exclusivamente** via Site Oficial.
Importante: ** O anúncio de seleção pelos selecionados em seus sites e redes sociais deve ocorrer impreterivelmente e tão somente após as fases de homologação de participação e logo após e tão somente o anúncio oficial do evento em seu site e redes sociais, sendo a proposta ou projeto passível de exclusão da seleção e substituído por outra proposta.
A seleção e decisões da curadoria e comissão organizadora são soberanas, não cabendo qualquer tipo de recurso contra os resultados.
8 – DA CONTRAPARTIDA
8.1 Excepcionalmente em sua edição 2022, por conta de fortes restrições orçamentárias, a Bienal Arte Digital se compromete a proporcionar aos selecionados:
a) montagem e logística local (Rio de Janeiro) dos projetos, propostas, obras conceituais e artísticas, execução das oficinas e palestras (quando aplicável);
b) promoção e divulgação (sujeita aos limites previstos no plano de mídia do Bienal);
c) cachê de participação;
8.2. Não são custeados pela Bienal em sua edição 2022;
d) transporte de pessoas e equipamentos a partir de suas cidades de origem;
e) hospedagem e alimentação;
f) custeio de desenvolvimento ou comissionamento de obras inéditas;
9 – DO RESULTADO
9.1. O resultado dos projetos, artistas, criadores e produtores selecionados será anunciado em no máximo 45 (quarenta e cinco) dias após o término do edital, no próprio site e redes sociais da Bienal.
9.2. Posteriormente, os projetos, artistas, criadores, profissionais e produtores selecionados serão divulgados para a imprensa e nos demais canais de informação.
10 – DOS SELECIONADOS
10.1. Os selecionados serão comunicados exclusivamente via e-mail. Caso não seja possível, serão contatados por mensagem via aplicativo whatsapp.
10.2. Os selecionados irão receber o contato de um membro da comissão organizadora, para esclarecimento de detalhes dos trabalhos e efetivação de todos os documentos necessários para garantir a participação.
10.3. Como condição para que possam participar desta edição da Bienal de Arte Digital, os selecionados deverão assinar os respectivos termos: Termo de Acordo e Licenciamento de Direitos Autorais e Autorização de Uso de Imagem.
10.4. Os selecionados que não responderem a tempo às exigências documentais nos prazos e limites estabelecidos após a confirmação da seleção, serão automaticamente excluídos da seleção para o evento.
11. DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1 A participação neste edital de seleção implica a aceitação de todos os termos constantes e seus anexos, a saber:
a) Anexo I – Formulário Digital de Inscrição;
b) Anexo II – Condições Gerais para Selecionados;
c) Anexo III – Condições Específicas para Selecionados Estrangeiros;
d) Anexo IV – Imagens e Plantas Técnicas do Oi Futuro Flamengo (RJ).
11.2 Fica definido o site www.bienalartedigital.com para a divulgação de quaisquer informações oficiais, sem prejuízo da utilização de outros veículos de comunicação de que a Bienal de Arte Digital venha a dispor.
11.3 Esclarecimentos sobre o conteúdo deste edital poderão ser obtidos através exclusivamente e tão somente através dos canais oficiais em redes sociais como Instagram ou plataforma Discord.
11.4 A Bienal de Arte Digital reserva-se o direito de divulgar e utilizar, quando julgar oportuno, imagens e informações do projeto inscrito neste edital através de plataforma digital em suas ações e peças de comunicação institucional, bem como em seu site oficial na internet e redes sociais, sem quaisquer ônus adicionais quanto ao direito de uso de imagem e informações repassadas. Todos os dados colhidos no processo deste edital integram o banco de dados do FAD – Festival de Arte Digital, para objetivos de pesquisa científica e não comerciais.
11.5. Esse edital pode ser suspenso ou cancelado, no todo ou em parte por decisão motivada de seus organizadores.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
ANEXO II
CONDIÇÕES GERAIS PARA OS SELECIONADOS
1. Formalização da Participação
1.1 Após a seleção, participantes que atenderem aos critérios descritos deverão em assinar, nos prazos definidos no Edital, os documentos hábeis a formalizar a sua participação na Bienal de Arte Digital, a saber: Termo de Acordo, Licenciamento de Direitos Autorais e Autorização de Uso de Imagem.
1.2 Após o período limite estipulado pela comissão organizadora serão considerados “não elegíveis a participação”, e a comissão organizadora terá o direito de selecionar outro inscrito para a vaga.
2. Transporte
2.1 Excepcionalmente na edição 2022 devido a fortes condições orçamentárias restritivas, a Bienal não proporcionará o custeio de deslocamento das cidades e países de origem dos participantes até a cidade do Rio de Janeiro. Em caso de translado aeroporto/evento/aeroporto ou aeroporto/hotel/evento/hotel/aeroporto se houver confirmação pela produção do evento do serviço a ser ofertado, os selecionados deverão obedecer a escala com horários predeterminados e propostos pela produção, levando em conta a otimização de tempo e de esforços. Os transportes não serão individuais e exclusivos e deverão atender ao maior número de pessoas envolvidas. Caso o participante selecionado deseje optar por outros meios de transporte (táxi, Uber, ônibus, etc.) deverá fazê-lo às suas expensas. Neste caso, a Bienal não se responsabiliza pelos custos ou pela segurança do selecionado (individualmente ou grupo).
2.2 Os dados para transporte de carga por intermédio dos participantes devem obedecer regras da legislação nacional de mercadorias, necessitando que o artista, criador e produtor se responsabilize em retirar notas fiscais a respeito de equipamentos usados a serem transportados, e informados a produção técnica e a Comissão Organizadora (seja por meio de transportadoras, companhias aéreas ou Correios), sem que isso gere multa junto à Secretaria da Fazenda e demais empresas de transporte por falha ou inexatidão das informações, sendo o participante responsável por tais responsabilidades fiscais.
2.3 É de inteira responsabilidade do artista, criador e produtor o fornecimento de informações de tamanho, peso e materiais a serem transportados para que a produção técnica contratada possa organizar o receptivo dos materiais na cidade do Rio de Janeiro.
3. Hospedagem
3.1 Excepcionalmente na edição 2022, devido a fortes condições orçamentárias restritivas, a Bienal não proporcionará o custeio da hospedagem. Esta condição não é definitiva, podendo haver até a data de realização, a oferta de tal custeio. Para fins deste edital durante sua vigência, o participante toma ciência de que tal custeio não está contemplado pela produção técnica do evento.
4. Montagem e logística dos projetos, propostas, obras conceituais e artísticas, execução das oficinas e palestras
4.1 Determinados os dias e horários de montagem, em acordo com os envolvidos selecionados por meio de check-list, o atraso da montagem não poderá acarretar na não viabilidade da exposição da obra, oficina, debate ou apresentação artística. Em caso de não funcionamento por instabilidade do projeto de exposição da obra, ou não realização (no show) de oficina, debate ou apresentação artística, a programação não será alterada.
4.2 Os participantes selecionados contarão com estrutura técnica (vide rider, imagens e mapa dos espaços) e humana descrita neste edital, como auxiliar de montagem (galeria), e/ou roadie (shows), e/ou supervisor (prod. executiva), e/ou produtor técnico e/ou coordenador (simpósio e oficinas).
4.3 No caso das obras interativas para exposição, o selecionado neste edital deverá enviar um documento em formato PDF com as instruções detalhadas da montagem e desmontagem da obra, além de instruir o produtor técnico e sua equipe auxiliar sobre a desmontagem da obra, e a sua acomodação adequada para transporte, lembrando que o material de armazenamento e transporte deve ser o mesmo que transportou a obra até o evento, não podendo acarretar em custos extras para a produção.
4.4 A comissão organizadora não se responsabilizará e não terá nenhum vínculo pela contratação de terceiros por parte dos participantes para a ajuda na construção de suas obras, trabalhos, performances e oficinas.
5. Promoção e Divulgação
5.1 A Bienal proporcionará aos selecionados a promoção e divulgação de seus trabalhos ou atividades no âmbito da Bienal e seus canais oficiais, bem como por meio de mídias físicas e digitais nos limites de seu orçamento.
5.2 O selecionado se compromete a colaborar com toda e qualquer atividade de divulgação da Bienal, tais como: entrevistas em jornais, canais de TV ou da internet ou programas de rádio, podcast entre outros.
6. Outras condições
6.1 A transferência de qualquer valor quando aplicável aos participantes brasileiros será feita em moeda nacional (reais) de acordo com o cronograma acordado e mediante a emissão de notas fiscais emitidas pela empresa que o represente (Simples Nacional, MEI, Empresa Individual, etc).
6.2 A comissão organizadora não arcará com custos de ligações telefônicas móveis ou fixas, pacote e uso de dados, estacionamento, refeições e demais serviços não previstos nos termos de cada participante.
6.3 No caso de trabalhos expositivos que estejam desabilitados por qualquer motivo técnico, de programação, adaptação, ou qualquer outro nível de instabilidade por mais de 5 (cinco) dias, esta será automaticamente suspensa de exposição/programação e os participantes selecionados acatarão sumariamente a decisão da comissão organizadora. (Importante: trabalhos que fazem uso de baterias de pequena voltagem ou vida útil de funcionalidade estão terminantemente descartados por esta comissão)
6.4 Trabalhos que envolvam programação ou linguagem de comandos computacionais específica para serem habilitadas diariamente para exibição deverão possuir manual em PDF e também em versão impressa e encadernados, a serem entregues à comissão organizadora e técnicos para que estes tenham em mãos a qualquer tempo.
6.5 A Comissão Organizadora se responsabiliza tão somente pela integridade física e de materiais e equipamentos dos selecionados e seus projetos no local e sede do evento. É de responsabilidade exclusivamente do participante prezar por sua própria segurança fora do estabelecimento. Sendo assim, os envolvidos, coletivos e grupos selecionados para esse edital concordam que a Comissão Organizadora não será responsabilizada por suas ações cíveis fora do local de trabalho, devendo o selecionado participante deste edital e cidadão, se enquadrar nas legislações civis brasileiras, respondendo criminalmente por qualquer ato ilícito em sua estada nas cidades e no Brasil.
6.7 A aquisição de licenças de uso de softwares, programas ou qualquer sistema utilizado para execução da obra é de inteira responsabilidade do artista ou criador.
ANEXO III
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS SELECIONADOS ESTRANGEIROS
1. Para os participantes estrangeiros, acrescentam-se as seguintes regras:
1.1 Todos os participantes estrangeiros que desejem estar presentes na cidade do Rio de Janeiro para o evento deverão contratar seguro pessoal internacional de viagem, no valor mínimo de 30 mil euros e que tal seguro cubra todas as eventualidades como atendimento hospitalar, dentário, demais procedimentos médicos e seguros referentes aos materiais a serem utilizados para as atividades objeto deste Edital.
1.2 Os participantes deverão obter os vistos para entrada no território brasileiro, de acordo com as exigências da legislação Brasileira conforme cada país de origem. A não obtenção deste requisito no prazo viável de logística estipulado para cada participante, desqualificará o selecionado e impedirá sua participação presencial quando aplicável;
1.3 A transferência de qualquer valor quando aplicável aos participantes estrangeiros será em moeda nacional do país sede do evento (no caso, em reais brasileiros), convertidos no dia do repasse, tendo como base a bolsa de valores brasileira BM & FBOVESPA e cotação do dólar comercial na mesma data. Os valores quando aplicáveis serão pagos integralmente e exclusivamente no Brasil.
ANEXO IV
Estão abaixo relacionados as imagens, mapas, localização e dados técnicos do local da Bienal de Arte Digital 2022.
É de inteira responsabilidade e dever dos participantes, acessarem as informações contidas nos links abaixo para o envio de suas propostas, sendo irrevogável a contestação destas informações.
BIENAL DE ARTE DIGITAL – RIO DE JANEIRO – RJ / BRASIL
Dados Técnicos: https://bienalartedigital.com/book-tecnico-technical-book)
UNIFIED PUBLIC CALL FOR WORKS SELECTION
FOR THE BIENNIAL EDITION OF DIGITAL ART 2022
RIO DE JANEIRO (BRAZIL)
Announcement:
The Biennial returns in 2022 for its second edition. Exceptionally, the Biennial underwent changes in its format, due to the delay of its edition caused by the pandemic in 2020. With the possibility of performing in hybrid format, in person and digital, the Biennial will prioritize more sustainable models in this edition. The highlight will be the digital format through audiovisuals, screens, increased reality applications, virtual reality, metaverses, and events and actions in exclusively virtual models.
1 – CALL
1.1 The Digital Art Festival, a project promoting the Biennial of Digital Art, through its legal representative, Conteúdo Arte & Tecnologia EIRELI – ME, registered in the CNPJ under number 04.247.611/0001-90, headquartered in Belo Horizonte/MG, and its coordination called Organizing Committee, responsible for the management and production of all stages of the edition Biennial of Digital Art 2022, make public to all interested parties, the opening of submissions for the Selection Process, establishing the terms and conditions for participation exposed in this Call Notice.
1.2 The Biennial of Digital Art will take place from November 5th, 2022 to January 21st, 2023 in the city of Rio de Janeiro (RJ/Brazil). Exhibitions, Performances, Symposiums, and Workshops are activities that are part of its program.
2 – THEME
2.1. The theme chosen for the 2022 edition is CONDITIONS OF EXISTENCE. The conceptual text is available at www.bienalartedigital.com
3 – OBJECTIVE AND STAGES
3.1. Main Objective
3.1.1. Select, through this process, works, and intellectual works, presentations, artistic and conceptual manifestations, and professional developments, in order to encourage the participation of people, projects, collectives, and groups, in the programming of the Biennial edition of Digital Art in the year 2022, which will take place in the city of Rio de Janeiro (RJ/Brazil).
3.2. Conceptual Objectives
3.2.1. The conceptual objectives of this selection process are
a) to democratize and expand the access to digital production;
b) to reflect on the creative, artistic and intellectual production nowadays through the Digital;
c) to create an artistic and cultural program in the city of Rio de Janeiro (RJ/Brazil) able to convey what is being done in Brazil and in the world, by young creators, artists, makers, students and professionals from various areas and related fields;
d) to collaborate with the consolidation of these individual and collective trajectories;
e) to reflect, create, support the diffusion of digital culture through artistic, creative and innovative processes, for a broad public;
f) to propose an agenda to culture and technological arts through the event; and
g) to establish and strengthen the relationship between producers, artists, creators, and national and international producers and mediate the relationship with the public.
3.3. Stages of the Selective Process:
3.3.1. The selection process foreseen in this Call is divided into the following five (5) stages:
STAGE | PERIOD |
Submission | September 19 to October 12 2022 |
Approval of the submitted projects | October 14, 2022 |
Analysis and Judgment | October 15 to 17, 2022 |
Announcement of selected projects | October 24, 2022 |
Signing of the Contract | October 25 to 29,2022 |
4 – SUBMISSION
4.1. Brazilian and International artists, creators, producers, and professionals from diverse areas may sign up, free of charge, in more than one area, in the form of individual or collective submissions (the latter represented by a single member), as long as they meet the conditions mentioned in this document, which are:
4.2. Submissions must be done solely by the electronic address www.bienalartedigital.com Every submission must be done by means of the digital form. Submissions by e-mail or print are not permitted. There will not be the dispatch of any kind of documentation or material by email.
4.3. Fill out the submission form completely. Incomplete forms will not be validated.
4.4. When applying, the applicant must take responsibility for ensuring that the material, whether mandatory or complementary, is of satisfactory quality for the understanding of the work proposals by the curators. The Organizing Committee may judge the quality of the submissions at its own discretion;
4.5. The candidate must post the supporting/complementary material on websites or platforms for images, videos, etc., in the form of shareable links for download that do not expire and are open access to this committee (google drive, dropbox, one drive, and others)
4.6. Minors under eighteen years of age cannot apply to this Call.
4.7. Artists, creators, producers, and professionals who are employees of the sponsoring companies or any of the companies that are part of the Organizing Committee may not apply to this Call. If such irregularity is found, even if selected, the artists, creators, and producers may be excluded.
5 – DEADLINE
5.1. The Public Call for the Biennial Digital Art Edition is open for submissions from September 19th to October 10th 2022, unfailingly, subject to the following conditions:
5.2. The deadline will not be extended under any circumstances.
5.3. Only entries submitted by 11:59 pm on October 10th, 2022 (Pacific Time: -03:00 GMT/Brazil) will be accepted.
6 – THE FIELDS
6.1. Entries must be cultural, artistic (exhibition and performances) and/or intellectual-conceptual work, research, innovation, and development (for the purpose of the International Symposium and Workshops).
6.2. The Biennial welcomes submissions that cover artistic and scientific areas, provided that they work within the segment of new media and have as a result art and culture in transversality with other fields and sciences. Therefore, artists, creators, professionals, producers, and cultural groups may submit works, as long as they are in line with the characteristics of each area of action of this call, which are
6.2.1. Performances (Exhibitions/Presentations/Audiovisual Performances)
Audiovisual performances are those projects dedicated to original artistic presentations (artist’s own repertoire). These works can be presented by artists, creators and producers in individual, double, group and collective formats.
Expressions and Formats: Video Mapping, Visual Music, Dance Performance, Machine Performance, Vjing, Visual Poetics, among others.
Typology: Works with virtual exhibition (online, metaverses, augmented reality), in hybrid format ( in person and/or digital)
Places where they will be held:
Rio de Janeiro: Oi Futuro Flamengo Auditorium/Theater
Important: Works that are not authorial and that do not have the listed concepts will not be accepted for this category. The works must have as final result an audiovisual theme developed jointly.
6.2.2. Gallery (Exhibition – Artistic / Conceptual Installations based on technology)
Audiovisual installations of technological art, which explore a conceptual, creative and artistic content (digital, analog or hybrid) proposing the interaction between viewer/user (audience) will be considered. The use of tools, devices and technology, as well as the theme, are free*.
Expressions and Formats: Digital Art, Sound Art, VideoArt, Immersive Installations, Interactive Installations, Data Visualization, VideoDoc, Various Realities, among others.
Typology: Works with virtual exhibition (online, metaverses, augmented reality), in hybrid format (presential and/or digital)
Places where they will be held:
Rio de Janeiro: Oi Futuro Flamengo, Galleries 1, 2 and 3
Importante: * In the 2022 edition, works that follow the guiding theme Conditions of Existence, and that are presented primarily in DIGITAL format, (video projection, audiovisual through screens and displays, virtual reality, augmented reality, among others) will be preferentially accepted for selection.
6.2.3. IPI – Interactive Public Interventions (Exhibition/Performance/Occupations/Site-Specific)
Interactive public interventions, proposals for technology-based works, which from a conceptual/creative content, cross, occupy, use and remain in urban spaces (facades, gables, gardens, street furniture) proposing, or not, the interaction of the viewer/user (audience) will be considered.
Expressions and Formats: Public GameArt, GeoData, AR (augmented reality), MobileArt, among others.
Importante: *In the 2022 edition, the selection will preferably include works that follow the guiding theme Conditions of Existence, and that are presented primarily in DIGITAL format (use of cell phones, screens, or augmented reality).
Places where they will be held:
Rio de Janeiro: Oi Futuro Flamengo Lobby/Outside patio
6.2.4. Laboratory (Workshops)
Proposals for workshops of short duration (up to 4 hours) with a free* theme will be considered. The objective of this program is to approach the development and/or training for the use of new computational tools, programming, audio, video, and creation of interaction works as free software, among others, for professional use or not. As well as the management and innovation processes in the use of new creative tools (apps and api). Activities focused on children and special groups are welcome.
Formats: Programming, Language, Digital Writing, Communication Processes, Interfaces, Data Management, Criticism and Thought, Electronics, Robotics, etc.
Target audience:
LAB Geneal Audience – Youth and Adults from 16 to 60+ years old
LAB for Children: From 8 to 12 years old
LAB PRO: Professionals (University and technological innovation professionals)
Typology: Virtual Formations, formations in hybrid format (in person and digital)
Places where they will be held:
Rio de Janeiro: LABsônica – Oi Futuro
*The selection will preferably include works that follow the guiding theme Conditions of Existence, and that are presented primarily in a DIGITAL format, allowing broad participation through distance learning, ZOOM meetings, and short creative sprints in virtual format.
6.2.5. FAD International Symposium (Lectures/Panels and Essays)
Proposals for lectures, panels, presentation of studies, scientific and conceptual essays, and research results will be considered. It mandatorily follows the central theme and extends to multiple areas; Conditions of Existence.*
Axies: Cognitive Studies, Reception, Transhuman, Communicational, Aesthetic and State of the Art, Critical Society, Informational Studies, Computational, Heritage, Digital Humanities, etc
Typology: Seminars in a hybrid format (face-to-face and digital) will be welcomed.
Places where they will be held:
Rio de Janeiro: Oi Futuro Flamengo Theater
Important: *Proposals within the guiding theme Conditions of Existence will be welcomed, in virtual or in-person format.
7 – SELECTION
7.1. STAGE 1 – Pre-Selection
7.1.1. During the Pre-Selection phase, the Organizing Committee will make contact with the registered members by email to obtain details of the projects, in order to evaluate their development, as well as the budgetary and operational feasibility. There will be no publication of the result on the website or in the media at this stage.
7.1.2. The feasibility studies of the proposals submitted will be carried out through the organizing committee. The communication will be directly with the pre-selected ones. The feasibility studies will consider the following aspects:
a) concept;
b) approach to the Conditions of Existence theme;
c) budgetary and operational feasibility;
d) adequacy or proposition to the digital format;
7.1.3. At the time of submission, the artist, creator and/or producer must observe the images, maps and technical riders of the venues made available in this call. Understandand accept that the work must be within the conditions in these environments. Exceptionally in 2022, works developed for exhibition in digital media (audiovisual projection, digital screens and other devices) will have preference.
7.1.4. For unpublished works that involve not only digital media, the criteria is the same. The installation of the work must follow the technical criteria requested in the application. Any extra costs required for the installation will be the responsibility of the selected artist.
7.1.5. The choice of works is made through conceptual analysis added to the factors of transport logistics, cost, technical rider proposed at the time of submission, materials used, and date availability.
Selection Criteria: (For use by the selection committee only)
Analysis and Judging Criteria | Value | |
A | Concept | 2 |
B | Approach to the theme Conditions of Existence | 2 |
C | Adaptation or proposition to digital format | 1 |
D | Budgetary and operational feasibility | 1 |
7.1.6. The Organizing Committee is not responsible for any extra cost, resulting from a change in the technical rider, which makes it different from the one sent at registration; (except in exceptional cases).
7.2. FINAL STAGE – Selected participants
In this stage the projects and proposals that will integrate the Biennial of Digital Art program will be selected. After the feasibility studies of STAGE 1, the projects and proposals with their registered representatives go through the stage of approval of participation, which involves documentation, records, terms of agreement, authorizations, among other actions. Only after this stage will there be the public announcement of the selected participants who will compose the program*.
The announcement of the winners will occur exclusively** via the Official Site.
Important: **The announcement of the selection by those selected on their websites and social networks must take place unfailingly only after the stages of approval of participation and only after the official announcement of the event on their websites and social networks, and the proposal or project is liable to be excluded from the selection and replaced by another proposal.
The selection and decisions of the curators and organizing committee are sovereign, and no appeals can be made against the results.
8 – THE COUNTERPART
8.1 Exceptionally in its 2022 edition, due to severe budget constraints, the Biennial Digital Art is committed to providing those selected with:
a) assembly and local logistics (Rio de Janeiro) of the projects, proposals, conceptual and artistic works, execution of workshops and lectures (when applicable);
b) promotion and publicity (subject to the limits provided in the Biennial media plan);
c) participation fee;
8.2. Not funded by the Biennial in its 2022 edition;
d) transportation of people and equipment from their cities of origin;
e) lodging and meals;
f) costs for the development or commissioning of new works;
9. RESULT
9.1. The result of the selected projects, artists, creators, and producers will be announced no later than 45 (forty-five) days after the end of the call, on the Biennial’s website and social networks.
9.2. Afterwards, the selected projects, artists, creators, professionals, and producers will be announced to the press and other information channels.
10 – REGARDING THE SELECTED
10.1. Those selected will be notified exclusively via e-mail. If this is not possible, they will be contacted by message via the WhatsApp application.
10.2. Those selected will be contacted by a member of the organizing committee, for clarification of the details of the work and execution of all the necessary documents to guarantee participation.
10.3. As a condition for participating in this edition of the Biennial of Digital Art, those selected must sign the respective terms: Copyright Agreement and Licensing Term and Image Use Authorization.
10.4. Os selecionados que não responderem a tempo às exigências documentais nos prazos e limites estabelecidos após a confirmação da seleção, serão automaticamente excluídos da seleção para o evento.
11 – FINAL PROVISIONS
11.1 The participation in this selection implies the acceptance of all the terms and its annexes, namely:
a) Annex I – Digital Subscription Form
b) Annex II – General Conditions for Selectees
c) Annex III – Specific Conditions for Foreign Selectees
d) Annex IV – Pictures and Technical Plans of Oi Futuro Flamengo (RJ).
11.2 The www.bienalartedigital.com website is defined for the disclosure of any official information, without prejudice to the use of other means of communication that the Digital Art Biennial may have at its disposal.
11.3 Clarifications about the content of this call can be obtained exclusively through the official channels on social networks such as Instagram or the Discord platform.
11.4 The Digital Art Biennial reserves the right to disclose and use, when deemed appropriate, images and information of the project submitted in this call through the digital platform in its actions and pieces of institutional communication, as well as on its official website and social networks, without any additional charge regarding the right to use the image and information passed. All data collected in the process of this call are part of the database of FAD – Digital Art Festival, for scientific research and non-commercial purposes.
11.5. This call might be suspended or canceled, in whole or in part, by reasoned decision of the organizers.
Sincerely,
Organizing Committee
ANNEX II
GENERAL CONDITIONS FOR THOSE SELECTED
1. Formalization of Participation
1.1 After the selection process, participants who meet the criteria described above must sign, within the deadlines defined in the rules of this call, the necessary documents to formalize their participation in the Digital Art Biennial, namely: Agreement Agreement, Copyright Licensing, and Authorization of Use of Image.
1.2 After the time limit stipulated by the organizing committee, they will be considered “not eligible to participate”, and the organizing committee will have the right to select another applicant for the vacancy.
2. Transportation
2.1 Exceptionally in the 2022 edition, due to tight budgetary constraints, the Biennial Exhibition will not provide the cost of travel from the participants’ cities and countries of origin to the city of Rio de Janeiro. In case of transfer airport/event/airport or airport/hotel/event/hotel/airport, if the event production has confirmed the service to be offered, those selected must follow the schedule with pre-determined times proposed by the production, taking into account the optimization of time and efforts. Transportation will not be individual and exclusive and must be provided to the greatest number of people involved. Should the selected participant wish to use other means of transportation (cab, Uber, bus, etc.), they must do so at their own expense. In this case, the Biennial is not responsible for the costs or safety of the selected participant (individually or in groups).
2.2 The data for cargo transportation through the participants must obey the rules of the national legislation of goods, requiring the artist, creator and producer to take responsibility for removing invoices regarding used equipment to be transported, and inform the technical production and the Organizing Committee (either through carriers, airlines or Post Office), without this generating a fine with the Treasury Department and other transportation companies for failure or inaccuracy of information, being the participant responsible for such fiscal responsibilities.
2.3 It is the artist’s, creator’s and producer’s responsibility to provide information about the size, weight and materials to be transported so that the contracted technical production can organize the reception of the materials in the city of Rio de Janeiro.
3. Accommodation
3.1 Exceptionally in the 2022 edition, due to tight budgetary constraints, the Biennial will not provide the cost of accommodation. This condition is not definitive, and such costs might be offered until the date of the Biennial. For the purposes of this call during its validity, the participant is aware that such funding is not contemplated by the technical production of the event.
3.2 Assembly and logistics of projects, proposals, conceptual and artistic works, workshops and talks
3.3 Once the assembly days and times are determined, in agreement with those involved, selected through a checklist, the delay of the installation cannot result in the non-viability of the exhibition of the work, workshop, debate, or artistic presentation. In case of non-operation due to instability of the work’s exhibition project, or non-conduction (at the show) of a workshop, debate, or artistic presentation, the program will not be altered.
3.4 The selected participants will have the technical structure (see rider, images and map of the spaces) and human structure described in this call, as assembly assistant (gallery), and/or roadie (shows), and/or supervisor (executive producer), and/or technical producer and/or coordinator (symposium and workshops).
3.5 In the case of interactive works for exhibition, the selected one in this call must send a document in PDF format with detailed instructions for assembling and disassembling the work, in addition to instructing the technical producer and their auxiliary team about the disassembly of the work, and its adequate accommodation for transportation, remember that the storage and transportation material must be the same that transported the work to the event, and cannot result in extra costs for the production.
3.6 The organizing committee will not be responsible for, and will have no liability for, participants hiring third parties to help them construct their works, works, performances, and workshops.
4. Promotion and Publicity
4.1 The Biennial will provide those selected with the promotion and dissemination of their work or activities within the Biennial and its official channels, as well as through physical and digital media within the limits of its budget.
4.2 The selected participants commit themselves to collaborating with any and all activities to publicize the Biennial, such as interviews in newspapers, TV or internet channels, radio shows, and podcasts, among others.
5. Other conditions
5.1 The transfer of any value when applicable to Brazilian participants will be made in national currency (reais) according to the agreed schedule and by means of invoices issued by the company that represents them (Simples Nacional, MEI, Individual Company, etc).
5.2 The organizing committee will not bear the costs of mobile or landline phone calls, package and data use, parking, meals, and other services not provided for in each participant’s terms.
5.3 In the case of exhibition works that are disabled for any technical reason, programming, adaptation, or any other level of instability for more than 5 (five) days, it will be automatically suspended from exhibition/programming and the selected participants will summarily accept the organizing committee’s decision. (Important: works that make use of batteries of small voltage or functionality life are strictly ruled out by this committee)
5.4 Works that involve programming or specific computer command language to be enabled daily for exhibition must have a manual in PDF and also in printed and bound version, to be delivered to the organizing committee and technicians for them to have at hand at any time.
5.5 The Organizing Committee is solely responsible for the physical integrity and the integrity of materials and equipment of the selected participants and their projects in the venue. It is the sole responsibility of the participant to ensure their own safety outside the venue. Thus, those involved, collectives and groups selected for this call agree that the Organizing Committee will not be held responsible for their civil actions outside the venue, and the selected participant of this call and citizen should fit in the Brazilian civil laws, responding criminally for any illegal act in their stay in the city and in Brazil.
The acquisition of licenses for the use of software, programs, or any system used to execute the work is the sole responsibility of the artist or creator.
ANNEX III
SPECIFIC CONDITIONS FOR INTERNATIONAL SELECTEES
1. For foreign participants, the following rules are added:
1.1 All foreign participants who wish to be present in the city of Rio de Janeiro for the event must take out international personal travel insurance, in the minimum amount of 30 thousand Euros, and that such insurance must cover all eventualities such as hospital and dental care, other medical procedures, and insurance relating to the materials to be used in the activities that are the object of this Call.
1.2 Participants must obtain visas for entry into Brazilian territory, in accordance with the requirements of Brazilian legislation according to each country of origin. Failure to obtain this requirement within the feasible logistics deadline stipulated for each participant will disqualify the selected one and prevent their participation in person when applicable;
1.3 The transfer of any value, when applicable to foreign participants, will be in the national currency of the country hosting the event (in this case, in Brazilian reais), converted on the day of the transfer, based on the Brazilian stock exchange BM & FBOVESPA and the commercial dollar quotation on the same date. The amounts, when applicable, will be paid entirely and exclusively in Brazil.
ANNEX IV
Listed below are the images, maps, location, and technical data of the venue in the city of Rio de Janeiro for the Biennial Digital 2022.
It is the entire responsibility and duty of the participants, to access the information contained in the links below to send their proposals, being irrevocable the contestation of this information.
BIENNIAL OF DIGITAL ART – RIO DE JANEIRO – RJ / BRAZIL
Technical Data: https://bienalartedigital.com/book-tecnico-technical-book
ARQUIVOS / FILES
Inscrições Selecionadas / Selected Submissions
Sobre o Processo de Seleção / About Selection
Inscrições Homologadas / Homologated Submissions
FICHA TÉCNICA
Ficha Técnica
Direção e Curadoria
Tadeus Mucelli
Coordenação e Supervisão Executiva
Sérgio Pereira
Escudero Produções | Produção Executiva
Denise Escudero
CultConsult | Produção Executiva
Elaine Moreira
Produção Técnica
Alexandre Bastos
Auxiliar Técnico
Roy D’Peres
Cenotécnico
Febre Comunicação | Assessoria de Imprensa
Kátia Carneiro | Marlene Duarte | Luísa Mattos
Identidade Visual
Vitor Garcia
Coordenação de Estratégia Digital
Marcela Bueno
Gerenciamento de Redes e Estratégia de MKT
Gabriella Mena
Produção de Conteúdo Digital
Mayra Terra
Audiovisual e Registro
Pedro Murad
Tradução
Glenda Severo
Web Design
Pedro Penido | Adapta Presença Online
SEO
Dominigues
Gestão de Comunidade | Discord |Web3
Gabriel Nunes | Carioca NFT
Criação e Desenvolvimento NFTs
Pug Club Gang
Educação em Web3
Bankless DAO Brasil
Administrativo e Financeiro
Luciene Eller
Prestação de Contas e Controle
Lillian Santiago
Idealização
Festival de Arte Digital
Corealização
Interballet | Conteúdo Arte e Tecnologia | Oi Futuro
Direção e Curadoria:
Tadeus Mucelli
Coordenação e Supervisão Executiva:
Sérgio Pereira
Produção:
CultConsult | Elaine Moreira
Escudero Produções | Denise Escudero
Produção Executiva:
Roy D’Peres
Assistência de produção:
Rebeca Becker e Helô Prando
Coordenação Técnica:
Alexandre Bastos
Gerenciamento de conteúdo:
Renata Seade e Manoela Seade
Equipe técnica:
Bruno Aparício de Mattos
Rafael Paixão Algarves
Hudson dos Santos Figueiredo
Wendell Queiroz de Souza
Monitores:
Arda Paranhos
Luiz Damazio
Landara Marcele
Nathalia Lopes
Tom Rosendo
Sarah Gomes
Guilia Gomes
Suellem Fernandes
Hanna Beatriz
Juliana Manso
Abimael Estevam
Monitora técnica:
Consuelo Bastos
Cenografia e Cenotecnia:
Galpão6centos cenografia
Iluminação:
Criativos
Identidade Visual:
Vitor Garcia
Assessoria de Imprensa:
Agência Febre | Kátia Carneiro, Marlene Duarte, Luísa Mattos
Coordenação de Estratégia Digital:
Marcela Bueno
Gerenciamento de Redes e Estratégia de Marketing:
Gabriella Mena
Produção de conteúdo digital:
Mayra Terra | Felipe Braga
Revisão:
Mayra Terra
Tradução:
Glenda Severo
Registro e conteúdo audiovisual:
Inquieto | Pedro Murad
Web Designer:
Adapta Online | Pedro Penido
SEO:
Dominigues
Gestão de Comunidade | Discord | Web3:
Carioca NFT | Gabriel Nunes
Criação e Desenvolvimento NFTs:
Pug Club Gang
Educação em Web3:
Bankless Brasil DAO
Captação de apoio:
Oh Glória Produções
Administrativo e Financeiro:
Luciene Eller
Prestação de Contas e Consultoria:
Lillian Santiago
Idealização:
Festival de Arte Digital
Correealização:
Interballet
Conteúdo Arte e Tecnologia
Oi Futuro
Agradecimentos:
Adam Jayme Muniz | Chefe da Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira
Instituto Guimarães Rosa | Ministério das Relações Exteriores
Jean Bourdin | Diretor geral da Aliança Francesa Rio de Janeiro
Quentin Richard | Diretor cultural da Aliança Francesa Rio de Janeiro
Marina Cruz | Produtora cultural da Aliança Francesa Rio de Janeiro
Lazare Jefroykin | Responsável residências artísticas | Aliança Francesa Rio de Janeiro
Fábio Szwarcwald | Apoio Consultivo | Aponte
Fernando Marques de Oliveira | Eletromídia
Alexandre Aguerrero | Eletromídia
Bruna Finelli | Mostra MADA
Sávio Leite | Mostra Mumia
Lauro Gripa | Kusama Society
Marcelo Scofano | Azeitólogo e consultor gastronômico
Amistron Hylario da Costa | Presidente da Sandeleh
Daniel Archangelo | Rio WebFest