NFT

NFT

NFTs Colecionáveis da Bienal 2022

Em parceria com o artista digital Pug Club Gang e desenvolvedor e educador em web3 CariocaNFT a Bienal oferece NFTs colecionáveis e gratuitos para o público. Ao todo serão 10 mil NFTs, cada qual com diferentes características. O objetivo é inserir você no universo da web3 através de uma carteira digital e um token colecionável exclusivo registrado em Blockchain.

Lançamento 25 de novembro 2022
Encerramento: 31 de janeiro 2023

Mintagem dos NFTs da Bienal estão encerradas!
Parabéns aos mais de 1.300 colecionadores.

Os NFTs surgiram em 2014 através do artista americano Kevin McCoy. NFT é a abreviação de “Non-Fungible Token”, que em português significa “Token Não-Fungível”. Um token é um símbolo eletrônico que representa um bem. Ele tem características únicas e não pode ser substituído por outra coisa. Por isso, também assim, como obras de arte, ou qualquer item de coleção, possui um valor único.

Quase tudo pode ser um NFT: obras de arte, músicas, imóveis, itens colecionáveis, medalhas olímpicas, assentos em um evento, memes ou até mesmo uma postagem nas redes sociais. (fonte: Camila Corsini / UOL)

O NFT é um criptoativo que representa um artista, uma marca, uma experiência, entre outras opções. A depender do que é oferecido, ele pode significar a conexão de uma ideia ou projeto com seu público. (fonte: Camila Corsini / UOL).

Os NFTs da Bienal representam avatares que podem ser usados em redes sociais. Estes NFTs são revelados de maneira aleatória para o detentor dele após a “Mintagem”(veja instruções de como proceder). Um dos 10 mil NFTs em especial é premiado e dará acesso a comunidade Pug Club Gung e uma camiseta da Pug Club Gang com benefícios exclusivos. Outros NFTs também aleatoriamente darão direito a um brinde da Bienal, que poderá ser retirado somente no Centro Cultural Oi Futuro, onde ocorre a exposição presencial da Bienal.

Os NFTs para avatares, se tornaram um fenômeno global. Uma das diferenças da Web3 é o uso de pseudônimos e direito à privacidade, diante do abuso de roubo de dados na era da internet desde sua fundação. Os avatares, portanto, são uma forma de identidade digital na forma de imagem, de usuários se relacionarem na internet ou em diferentes metaversos, criando um ‘alter ego’ único e inviolável.

Sob formato de avatar, os NFTs têm temas múltiplos e em apoio à diversidade de corpos, gêneros e sexualidades. Através do site oficial e do Discord da Bienal, os interessados poderão conferir as instruções de como cunhar seu NFT, que pode conter temas LGBTQIA+, indígena, raciais, ou com relações com o universo da arte, entre outros na relação com personagens da cidade do Rio de Janeiro ou cultura digital.

Qualquer pessoa pode ter um NFT da Bienal de Arte Digital. Você precisará de um celular (ou computador) e de uma carteira digital (wallet de criptoativos) instalada em um dos dispositivos. Para isso, Carioca NFT preparou um vídeo tutorial que estará disponível a partir de 25 de novembro. Siga o passos e tenha já o seu NFT exclusivo da Bienal.

Como ter seu NFT

How to get your NFT