Trabalho de Giselle Beiguelman reflete sobre a cultura do ódio no Brasil

Odiolândia é o projeto realizado a convite de Paulo Herkenhoff e Leno Veras para a exposição São Paulo não é uma cidade: as invenções do centro (SESC) e que estará exposto pela 1ª vez em Belo Horizonte através da Bienal de Arte Digital no Museu de Arte da Pampulha – MAP.

Odiloândia é um vídeo sem imagens que reúne comentários publicados nas redes sociais sobre as ações da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado na Cracolândia. O título do trabalho nasceu do teor das mensagens postadas pelo público.

Majoritariamente favoráveis ao tratamento policial da questão e ao uso da força e armas de fogo contra os dependentes, elas expressam também o desejo de ver as mesmas políticas aplicadas a outros grupos. Nordestinos, sem terra e gays são alguns dos seus alvos.

No fluxo dos textos despidos das imagens, desvela-se um tecido social contaminado pela cultura do ódio. A Cracolândia se expande, como se fosse uma lente através da qual podemos ler a cidade. Transforma-se no ovo da serpente… Através da fina membrana, pode-se ver o réptil inteiramente formado.